terça-feira, 28 de outubro de 2014

A responsável pelo novo look do blog

Como prometido e para assinalar uma nova fase do Blog, quero vos apresentar com mais detalhes a Designer Margarida Leite Rio e a sua marca de joalharia VOA.


1. Margarida, fala-nos um bocadinho do teu percurso até á VOA?



Desde muito miúda que adoro tudo o que é trabalho criativo, trabalhos manuais, vaidosices e negócio. Costumava fazer colares de missangas, pintar folhas e pedras que encontrava no quintal e vender ao portão, na escola... Achavam-me graça por ser tão miúda, ter as ideias, executar e gostar tanto de vender...então compravam as minhas coisas! E a verdade é que eu sempre adorei isso! :)     

À medida que fui crescendo, quis ser várias coisas, sempre ligadas à criatividade e, quando chegou a altura de escolher, foi Design a minha opção. Acho que nunca pensei nisso a sério, mas tinha a secreta vontade de ter um negócio meu. Comecei a trabalhar num atelier de design, passei por uma escola e por uma oficina de joalharia...e a ideia surgiu: criar uma marca de jóias! Enquanto trabalhava no atelier e fazia o Mestrado em Marketing, surgiu o nome, fui desenhando peças mas fui adiando esse desejo por medo e alguma insegurança. Quando fiquei sem trabalho, decidi que era O momento! Criei a imagem para a marca, registei, pedi orçamentos para os desenhos (decidi entregar a produção, uma vez que já tinha perdido a prática de produção e devido aos custos de montar uma oficina à séria)...embalagens, contas, medos...a VOA foi finalmente lançada em Dezembro de 2012.

2. Porquê o nome VOA?
O conceito da marca prende-se com leveza, simplicidade, harmonia, elegância, sonho...por isso queria um nome que representasse estes aspectos. Testei centenas, até que surgiu VOA - bonito, curto e fácil, é isto mesmo!

3. Onde foste buscar inspiração para esta nova colecção Arara?
Na verdade, não sei bem...acho que tudo me serve de inspiração! A VOA é uma marca de jóias práticas e leves. Quero que sejam bonitas e que tenham “pinta”, mas quero que sejam fáceis de usar. Queria lançar uma colecção que fosse mais pessoal, que permitisse personalizar e que tivesse elementos que envolvessem as pessoas com as marca. Fui pensando no tipo de peças que gosto de usar e observando que peças mais se usam...e cheguei às medalhas. Mas as medalhas são muito vistas e não queria cair no banal... Fui fazendo vários desenhos, procurando, desenhando e escolhendo formas que pudessem ter significado ou fossem tendência... e cheguei a este resultado!

4. O que podem esperar as mulheres portuguesas de uma peça VOA?
Qualidade, versatilidade e atenção ao pormenor; três factores que tenho sempre em conta!

5. Vamos ter mais novidades nesta colecção? Podes levantar um bocadinho o véu?
A Colecção Arara não é uma colecção estanque. Quero seja exactamente como as Araras: colorida, bonita, simpática...e que voe! Haverá surpresas em breve, sim, e talvez uma edição especial, muito limitada! Não posso contar mais...mas posso dizer que, em breve, a personalização das peças vai ganhar mais um elemento! :)

6. Qual a peça que mais gozo te deu fazer até hoje?
Talvez o anel de dois picos pequenos da Colecção Ouriço. Dentro da onda dos picos queria uma peça leve, discreta, fácil de usar...e acho que consegui! :)

7. Achas que o futuro das marcas passa cada vez mais por uma página online?
Sem dúvida! Entre site e redes sociais, acho fundamental a presença online! Acho é que - e contra mim falando - muitas marcas abusam um bocadinho das redes sociais. São um óptimo meio de comunicação, interacção e venda, mas considero cada vez mais importante que não sejam o único veículo da marca...!

8. Alguma vez aconteceu ficares sem inspiração? Quando falta o que fazes para a “ ir buscar”?
Ui...já! Mas, graças a Deus, a inspiração tem voltado sempre! Quando falta, tento abstrai-me e deixar para o dia seguinte...ou então sento-me, concentro-me, pesquiso, desenho, risco, risco, risco e volto a desenhar... Imaginação e criatividade dão trabalho! Quando se tem uma ideia há que a trabalhar e concretizar...! Parece tudo muito fácil e simples mas, acreditem, não é bem assim..! :D

9. Define-te em 3 palavras..
Agora é a minha vez de fazer o desafio, Mana! :) Define-me tu, em três palavras! :)
 
Então aqui vai - Determinação,Alegria,Simpatia! :)
 
beijinhos
M



Sem comentários:

Enviar um comentário