quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Os Rótulos



Ontem assisti a uma troca acesa de palavras nesta blogosfera acerca das mães que vestiam os meninos com roupa de “betos”…  com tanto galhardete que para ali li! Fez-me pensar que cada vez  mais, estamos todos rotulados! Seja porque motivo for….  Isto porque para alem dessa discussão, li que ontem era o dia do deficiente ( mais um rotulo)  e com tantas campanhas de sensibilização para todos aqueles que supostamente saem do dito “padrão da sociedade”... Continuamos a ser rotulados de toda a maneira e feitio, porque na verdade somos todos diferentes, uns dos outros e isso não tem de ser mau! A semana passada, devido ao meu trabalho tive uma formação de LGBT, não sabem o que é? “Google it”, (estou de mau feito para vos explicar, e assim também se informam )  fez-me ver que  ainda existe muito preconceito e eu mesma percebi que ainda tenho alguns  quando se abordaram certos temas! Olho para mim e para os que estão a minha volta e vejo que já lhes puseram um rótulo, (ou que eu já lhes pus um) não vou tirar o corpinho fora disto porque a verdade é que também tenho essa mania e luto diariamente para a tirar de vez! 
No dia-a-dia, vemos pessoas rotuladas, ora vejamos uma mãe solteira que teve de ir viver para fora e deixou o filho com a família, entra na escola do filho e ouve “ Olha esta… Mãe desnaturada, foi e deixou cá o filho,” nem lhes passa pela cabeça, a força que tem de se ter para largar um filho e ir á procura de um futuro melhor para ele a longo prazo?! Não. É desnaturada! Ou então, vem uma toda gira e sorridente, com um bebe com T21 ao colo, “ Ai tão giro que fofo que amor! Coitada já viste o que lhe foi calhar na rifa?!” Sim, foi, lhe calhar na rifa uma descoberta, e uma família feliz e mais unida que muitas outras! (nem pensaram na parte boa que a vida também nos dá) Temos também aquelas que são coitadas porque vestem os filhos normalmente e põe no segundo nome o” Maria” e engravidam de penalti são as betas que saem do padrão… Strike! (eu encaixo nesta e não só) Estes nomes de betas e não betas(as não betas são o quê?) acho muito bom… sempre fui a beta da escola e a verdade é que sempre me dei com toda a gente! Temos também aquelas que tem 40 ou 30 e se vestem como se ainda tivessem 20,” so what”?!  Se tiverem corpinho para isso força nisso!  Mas não, o primeiro pensamento?! -  são as ordinaronas na maior parte das vezes! Temos os casais que estão juntos á uma data de anos e vem sempre aquela pergunta típica, “Então porque não se casam?”  ou então se já casaram, “quando vem o rebento?! “  Caso sejam solteiros, “ Ai.. que solteirona.. vai ficar para tia!” Acho que mais típico que isto não existe, e continuamos a ouvir quase todos os dias! E contra mim falando, quando há muita mulher junta--- normalmente dá cócó!
  Claro que este texto teve tendência para exemplos de mães não fosse eu uma. Os rótulos existem em todo o lado! Desculpem qualquer coisinha. até o escrever em “inha” ok?!Eu sou a pseudo beta e vocês?!


  Para o natal e próximo ano vou ter isto em conta! Just saying…. 


Beijinhos 


Sem comentários:

Enviar um comentário